PCdoB-PA elege nova direção e reafirma frente ampla contra Bolsonaro

Com um clima de muita unidade política os comunistas paraenses realizaram a 19° Conferência Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e debateram o Projeto de Resolução do 15º Congresso nacional do PCdoB neste fim de semana, sexta-feira (24) e sábado (25). O evento ocorreu de forma hibrida com a participação dos delegados e delegadas de forma presencial no auditório do sindicato dos bancários em Belém e pela plataforma Google Meet.

O presidente do comitê estadual cessante, Jorge Panzera, instalou a conferência e submeteu as propostas de nomes para Mesa Diretora, Comissão Eleitoral e Comissão de Sistematização à plenária da 19° Conferência estadual do PCdoB Pará. Sendo apreciados os nomes pelos delegados e delegadas da conferência que foram aprovados, por unanimidade, as propostas.

Plenário com os delegados e delegados da 19° Conferência Estadual do PCdoB – Pará

A abertura ocorreu na sexta-feira (24) e contou com a participação de dirigentes, além do presidente, Jorge Panzera, presentes ainda Ellana Silva, presidenta estadual da UJS-PA e administradora do Distrito de Icoaraci  (Adic); Tel Guajajára, diretor de Comunicação da executiva nacional da União Nacional dos Estudantes (UNE); Rodrigo Moraes, presidente do PCdoB na capital paraense e secretário municipal de Habitação de Belém (Sehab); Cléber Resende, presidente estadual da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-PA).

Tel Guajajára, diretor UNE, ressaltou que no Pará, a tarefa e a responsabilidade dos lutadores são enormes, no sentido de colocar o partido e a juventude nas ruas para defender os interesses do povo. “Neste momento estamos concretizando sonhos e ideais, daqueles e daquelas que lutaram para que a gente pudesse tá aqui hoje, estamos carregando o legado de gente histórica, de gente que construiu esse partido e que tem muita contribuição”.

“Daqui saem os revolucionários e a juventude comunista e socialista que tem muita contribuição à dar e dizer para o Brasil que nós temos responsabilidade com o povo brasileiro! Viva o PCdoB Pará, viva o socialismo e viva a UJS, finalizou o dirigente da UNE.

Ellana Silva, presidenta da UJS-PA fez uma saudação aos presentes na conferência que acompanharam de forma presencial e de forma virtual, reafirmando que esse espaço na conferência estadual é um importante instrumento de construção política, e que coroa os esforços de movimentação, de dialogo com o povo que o PCdoB tem feito nos últimos meses.

“É necessário debater com o povo é dialogar com as pessoas, sobretudo com as mulheres que é a maior parte da população, sobre as suas dores, para que essas pessoas entendam que essas dores, o desemprego, a fome, a miséria, a educação precarizada, é um projeto de desmonte do país, um projeto de retrocesso”, frisou Ellana.

Para Rodrigo Moraes, presidente do PCdoB Belém, afirmou que o PCdoB compreende que a frente ampla se faz com o diferente e com aqueles setores que pensam de forma diferente, e nesse momento o foco prioritário é unir todos para derrotar o Bolsonaro e o Brasil voltar ater um ambiente democrático. “O nosso Partido completa no próximo ano, 100 anos, e neste momento histórico tem um compromisso fundamental, com a transformação da sociedade e com a construção de um futuro mais justo e mais igualitário”.

“A gente vive sob a égide de um governo que cada vez mais vai explorando a classe trabalhadora, tirando direitos do povo e fazendo que o fosso social aumente consideravelmente, por isso nossa ação, a primeira tarefa, a tarefa número um do PCdoB neste momento é se organizar, e buscar uma frente ampla capaz de derrotar o Bolsonaro, essa é a nossa principal atividade política”.

Rodrigo argumentou que “é preciso derrotar o governo genocida de Jair Bolsonaro para poder resgatar a esperança do povo, e fazer um governo de reconstrução nacional com um projeto político capaz de incluir aqueles mais pobres e garantir o retorno da dignidade a essa parcela da população que após o golpe de 2016 vem sofrendo ataques constantes”.

Para Cléber Resende, presidente CTB-PA, o PCdoB precisa ter a capacidade de articular o conjunto dos dirigentes e militantes que atuam em cada área ajudando os nossos comitês municipais pensar no crescimento e fortalecimento do partido em cada canto desse estado, organizando o PCdoB, para voltar a ocupar um mandato de deputado na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, fortalecendo também a presença partidária no governo estadual.

“É esse desafio que está colocado para essa conferência, de articular e debater e construir uma direção que responda a esses desafios e no desafio histórico que está colocado politicamente para nós hoje no Brasil”

“2022 é o centenário do PCdoB e nós temos que ter a capacidade de construir um grande movimento nacional e o Pará tem uma responsabilidade, por que foi aqui que teve a Guerrilha do Araguaia e tem tradição de luta, pelos 100 anos, pelo centenário do nosso partido, é com esse compromisso que nós vamos participar dessa conferência”

“Precisamos ser um partido mais influente, buscando nosso crescimento, com mais influência política e social, ocupando mais espaço na sociedade e organizando a luta do povo na defesa do Brasil e da soberania nacional, pelo fora Bolsonaro e na perspectiva de retomada de um projeto nacional de desenvolvimento que gere emprego e renda e oportunidade para os brasileiros”

Jorge Panzera, presidente estadual do PCdoB afirmou que o Congresso do partido sempre foi um momento de decisões políticas importantes em momentos da luta política importante, e que esse momento nós estamos vivendo hoje, essa é uma tradição e uma circunstância que não se altera, é um momento de decisões fundamentais para o Brasil e para o caminho do nosso partido um momento de muitas transformações.

“O PCdoB, como nós costumamos dizer, é um partido que tem muita clareza do momento que nós vivemos no Brasil, imprimir uma derrota para o governo genocida de Bolsonaro é a principal tarefa da luta política de hoje, e nós não medimos esforços, nós não escolhemos quem quer e quem vai lutar do nosso lado, nós queremos lutar do lado de quem quer encerrar o ciclo do bolsonarismo, essa é nossa tarefa política central”

“A segunda questão, é que construímos um caminho, em um momento difícil que vive o Brasil e nesse momento precisa de um partido como o nosso, como o PCdoB, se apresentando pra sociedade, aliás, são nos momentos de ditadura, de falta de democracia, que os primeiros atacados, a serem colocados na clandestinidade, na ilegalidade são justamente os comunistas, e estão tentando fazer isso novamente, com essa legislação eleitoral restritiva e antidemocrática”

“Estamos articulando para derrotar essa legislação atrasada, o esforço que nossa presidenta Luciana Santos e o esforço que a nossa brava bancada de oito deputados e deputadas fazem em Brasília, mas não só a bancada, o partido inteiro, nos estados reunindo conversando com senadores e deputados, pra gente juntar condições para que pra semana quando for feito a votação do veto do Bolsonaro sobre a federação de partido a gente derrotar esse veto”

“A nossa conferência estadual do Pará tem essa marca também, esse esforço, nesses tempos difíceis e de luta e de dificuldades do Brasil, a gente conseguir reunir mais de dois mil e quinhentos filiados e filiadas no PCdoB em 40 municípios, estamos reunidos aqui de forma presencial e virtual com mais de 100 dirigentes delegados e delegadas à nossa conferência, para descortinar caminhos de transformação radical da sociedade brasileira, esse é o PCdoB e essa é a consideração que nós queremos fazer, nós aqui camarada queremos fazer um agradecimento a todos que estão participando e construindo nosso partido, viva o PCdoB”, finalizou Jorge Panzera.

 Segundo dia

No sábado (25), a conferência foi marcada pelos debates sobre o projeto de resolução política do 15° Congresso do PCdoB, em que os delegados e delegados fizeram suas intervenções apresentando emendas e proposta ao documento guia do congresso.

Moisés Alves apresenta o trabalho da Comissão de Sistematização

 Após um amplo debate sobre as teses, a Comissão de Sistematização apresentou o relatório com as emendas apresentadas pelos delegados e delegadas no qual foi votado e aprovado pela planária e será encaminhado e submetido ao congresso nacional do Partido.

Em seguida, a Comissão Eleitoral apresentou os critérios para composição da nova direção, reforçando o compromisso político, ideológico, o equilíbrio entre renovação e permanência, representação social e da classe trabalhadora. A proposta de nomes para compor o novo comitê estadual e também a relação de nomes de camaradas para representar a delegação do PCdoB Pará no Congresso Nacional do Partido que foi apreciado pelos delegados e delegadas da conferência.

Depois da consulta feita aos delegados e delegadas foi apresentado o relatório da comissão e votado a proposta de cédula eleitoral no qual foi submetido e aprovado pela conferência, que em seguida iniciou-se o processo de votação, sendo eleito o novo comitê do PCdoB-Pará, no qual segue a relação com os nomes da nova direção.

Comitê Estadual do PCdoB – Pará

Reunião CE

A primeira reunião do pleno do Comitê Estadual reconduziu Jorge Luiz Guimarães Panzera na presidência do Partido no estado do Pará.

Panzera tem 52 anos, foi presidente nacional da União da Juventude Socialista – UJS, foi secretário Adjunto de governo e secretário de Estado de Esporte e Lazer no governo de Ana Júlia Carepa, atualmente é presidente da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa).

XIX de Conferência Estadual do PCdoB/Pará

Pleno do Comitê Estadual do PCdoB

(GESTÃO 2021/2023)

 

Membro

Altair de Lima Brandão
Vereador de Belém e Presidente do sindicato dos Rodoviários

Anacleto Silvano Imbiriba Lima
Presidente do PCdoB de Santarém

Anderson Madson Oliveira Maia
Professor, direção cessante.

Antonio de Jesus de Almeida Oliveira
Dirigente Municipal de Belém e membro da direção cessante.

Aroldo Carneiro
Tarefa Estruturante – Secretário de Organização

Carlos Alberto Batista Maciel
Professor da UFPA, membro da direção cessante/ Membro C.E. de Formação e Propaganda

Claudomiro Gregório dos Santos Neto
Membro da direção cessante

Cleber Rezende dos Santos
Sindicalista, Advogado, Presidente da CTB

Cleiton Costa Brito
Membro da direção cessante e da C.P. Secretário de Juventude

Edival Bernardino Campos
Membro da direção cessante e da C.P. Secretário de Formação e Propaganda.

Erico de Albuquerque Leal
Geógrafo, Membro da Comissão Politica Cessante.

Francisco Vieira Portela
Presidente do PCdoB de Vitória do Xingu.

Francisco Wesley Batista Moreira
Professor, Membro da Comissão Política Cessante.

Gildenisio José Varela
Comunicador, Presidente do PCdoB de Tailandia.

Gilvandro Ferreira Santa Brígida
Sindicalista, Presidente do Sindiquímicos e Presidente do PCdoB de Barcarena.

Ginivaldo Santos Correa Gil
Sindicalista, Presidente do PCdoB de S.M.Guamá. Presidente do SITIMIG

Iago Wilson de Souza Pedroso
Jovem, PCdoB de Ananindeua.

Isomar Castro Barros
De Óbidos, membro da direção cessante.

João de Deus Ferreira
Membro da Comissão Política Cessante, Secretário de Movimentos Sociais.

Jone Carlos Ferreira Neves
De Marabá, membro da direção cessante

Jonh Carvalho de Souza
Sindicalista, Presidente do SINDFORTE, membro da direção cessante.

Jorge Lucas Gonçalves de S.das Neves
Sociólogo, membro da direção cessante.

Jorge Luiz Guimarães Panzera
Tarefa Estruturante. Presidente do PCdoB/PA e Presidente da IOEPA.

Jorge Santa Brígida Fernandes
Presidente do PCdoB de Marituba e membro da direção cessante.

José Davi Passos
Xinguara, membro da direção cessante

Jose Valmar dos Santos
Aurora do Para, membro da direção cessante

José Edmilson Oliveira de Almeida
Tarefa Estruturante, Regional Sudeste do Pará, Diretor da CTB.

José Marco de Lima Araújo (Marcão)
Bancário, Sindicalista, membro CP cessante.

José Raimundo Pompeu Portilho
Cametá, Secretário de Agricultura

Lélio Costa da Silva
Servidor Público, Presidente da CODEM, membro da direção cessante.

Luiz Gonzaga Oliveira de Almeida
Marabá, membro da direção cessante.

Marcos Afonso Moraes Pinheiro
Sindicalista, Presidente do SEPUB e membro da direção cessante.

Marcos Casteli Panzera
Membro da direção cessante.

Marcos Vinicius Duarte
Membro da direção cessante.

Moisés Alves de Souza
Historiador, pesquisador, Coordenador da Editora Pública da IOEPA, membro do Comitê Estadual Cessante.

Mailson de Lima Nazaré
Professor, mestre em Antropologia.

Pedro Paulo Alves Oliveira
Membro da direção cessante, Secretário de Organização da UJS, membro da CE Formação e Propaganda.

Robson Jorge dos Santos Marques
Membro da direção cessante, e de sua Comissão Política.

Roberdam Henriques de Carvalho
Membro da direção cessante.

Rodrigo Ferreira de Moraes
Presidente do PCdoB em Belém, e Secretário Municipal de Habitação de Belém.

Ronaldo Marcos de Lima Araújo
Professor, membro da direção cessante.

Ronilson Sales Correa
Sindicalista, Presidente do PCdoB de Cametá.

Roony José Bentes Oliveira
Membro da direção cessante.

Rubens Rocha Pinto
Presidente do PCdoB de Afuá

Saulo Vieira Ribeiro
Sindicalista, coordenador geral do SINTEP SMGuamá, e membro da direção cessante

Sebastião Santos Silva Filho
Membro da direção cessante

Sidiclei Barros Miranda
Membro da direção cessante, e sua C.P, Secretário de Finanças.

Thiago de Castro Barbosa
Membro da direção cessante, e sua C.P, Secretário Sindical. Vic presidente da CTB/PA

Thiago Campelo de Figueiredo
Membro da direção cessante, e sua C.Politica.

Vanderlei Maciel Pinheiro
Membro da direção cessante. Presidente da UNEGRO.

MULHERES
Aliete dos Santos Quaresma
Belém, Diretora da UBM.

Andréia Quaresma da Silva
Moju, Professora, membro da direção cessante.

Antônia Trindade Valente dos Santos
Presidenta do SEMPA,Vice – presidente da CTB/PA, membro da direção cessante

Áurea Nina Monteiro
Presidente do PCdoB de Curuá

Bruna Mariana Furman Brauna
Presidenta do PCdoB de Tucurui e Secretária Municipal de Meio Ambiente.

Cecília da Silva Ferreira
Marituba, membro da direção cessante.

Elisangela Oliveira Alves
Ananindeua, membro da direção cessante. Diretora da UBM.

Elizabeth Carvalho de Melo
Dirigente/ Novo Repartimento

Ellana Fiama Silva
Membro da Comissão Politica Cessante, Agente Distrital de Icoaraci
Presidenta / UJS

Eneida Canêdo Guimarães dos Santos
Socióloga, Membro da Comissão Política Cessante e Membro C. E. Formação e Propaganda.

Hanna Dayhere Pinheiro Vilas
Belém, Militância no M.E. e da UJS

Iracileide Leite Mendes
Presidente do PCdoB de Almeirin

Jullianny Almeida Sales
Membro da direção cessante

Leila Márcia Silva Santos
Presidenta do PCdoB de Ananindeua, membro da direção cessante.

Liduína Guedes Monteiro
Membro da direção cessante

Leny May da Silva Campelo
Membro da direção cessante, Vice Presidenta do PCddoB/PA e membro do C. Central.

Luzia Canuto de Oliveira Pereira
Historiadora, Presidente do PCdoB de Rio Maria

Maíra Silva Nogueira
Professora, membro do Comitê Estadual Cessante e Diretora Nacional da CTB.

Marcela Cardoso Rodrigues
Engenheira, Mestra formada na UNB, oriunda do M.E.

Márcia Pinheiro de Albuquerque Leal
Tarefa Estruturante, Membro da Coordenação Nacional do Departamento de Quadros. Coordenadora DEQ/ PA. Diretora da CTB. Membro da CEFP.

Maria Reis da Silva
Membro da direção cessante, Xinguara. CORDENADORA Geral SINTEP/ Xinguara.

Odália Figueiredo Leal
Membro da direção cessante, e Diretora Geral da SEHAB.

Olinda Rodrigues da Silva
Professora Doutora da UFPA

Regina Célia do Lago Martins
Membro da direção cessante e Diretora da UBM.

Sandra Maria Caminha Fonseca
Membro da direção cessante. Vice-Presidenta da UBM

Sueny Pereira de Oliveira
Presidente do PCdoB de Parauapebas.

Taiza Ferreira
Professora de Engenharia Civil e Dra. na Universidade Federal do Pará – UFPA

 

De Belém,

Moisés Alves

Fotos: Henos Silva