Centenário: PCdoB é homenageado na tribuna da Assembleia no Paraná

Professor Elton Barz, presidente do diretório estadual do PCdoB no Paraná.

A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), durante o expediente da sessão plenária desta segunda-feira (21), reservou um momento para homenagear o mais antigo partido registrado no país, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), na figura do presidente do comitê estadual do partido, professor Elton Barz.

O convite partiu do deputado Arilson Chiorato (PT). Na ocasião, Elton Barz, fez um relato histórico do partido, suas lutas por todas as formas de liberdade tendo surgido na luta sindical dos trabalhadores, em especial os ferroviários. Segundo Barz, enquanto os primeiros diretórios foram construídos a partir de 1946, o partido só foi legalizado em 1985. Hoje, o Paraná possui 15 mil filiados e 52 diretórios municipais. E Barz considerou histórico também este momento em que ocupou a Tribuna do Legislativo. “Agradeço meu amigo Arilson Chiorato. Por possibilitar a nossa fala nesse momento histórico.”

De acordo com o deputado Arilson Chiorato, a homenagem é, não apenas pela história construída ao longo dos anos, mas também pela contribuição que o PCdoB deu à democracia brasileira. “É o partido mais antigo em vigência na história da política brasileira. Contribuiu muito para os processos democráticos desse país e contribuiu muito com a história do Brasil de forma muito positiva. Por isso, a gente homenageia aqui hoje, na figura do presidente, o professor Elton Barz, todos os comunistas do Estado do Paraná. Parabéns ao PCdoB.”

Assista na íntegra:

__
Com informações de agências