15º Congresso: PCdoB-SC elege nova direção em conferência

O Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Santa Catarina realizou no último sábado (25) sua 20ª Conferência, na qual foi debatida a conjuntura política nacional e estadual, com destaque para a aprovação de resoluções  que servirão de guia para a atuação e organização interna e externa do partido no estado.

A 20ª Conferência foi acompanhada pelo dirigente  Márcio Cabrera, secretário adjunto da secretaria nacional de Organização e elegeu, também, a nova direção partidária, com a recondução de Douglas Mattos para a presidência estadual, com destaque também para a eleição dos vereadores que o partido tem no estado, César Valduga, ex-deputado estadual e vereador por Chapecó, e Giovana Mondardo, vereadora em Criciúma, para compor a direção.

O processo da conferência mobilizou 410 filiados, com 93 delegados e delegadas eleitos em 11 conferências municipais.

A composição da nova direção estadual contou com um alto percentual de renovação (31%), juventude (40%), mulheres (42%), trabalhadores assalariados (29%) e também da fração LGBTQIA (22%), que não foi critério de reserva, mas reflexo da inserção dos camaradas da fração na vida orgânica do partido.

A eleição da comissão política  e a atribuição dos cargos e secretarias serão definidas em reunião interna do comitê, que deverá ocorrer nas próximas semanas.

Entre as resoluções aprovadas, destacam-se a construção uma secretaria de Quadros forte, com planejamento, rotina de acompanhamento e suporte aos quadros partidários, visando o desenvolvimento de suas potencialidades como lideranças e envolvimento na vida partidária.

Também fomentar, juntamente com a secretaria de Juventude e o conjunto do partido, a apresentação de perspectiva para os quadros de juventude, pensando no momento da transição para a dinâmica da direção partidária e das frentes de atuação do PCdoB, assim como destacar os quadros mais experientes e de expressão política para contribuir com a construção de uma frente ampla  em Santa Catarina, com foco no sucesso de um projeto progressista para o estado e no sucesso do projeto partidário.

Por Luiz Henrique Debastiani

(PL)