Nesta terça-feira (3), a secretaria da Mulher do PCdoB do Paraná, juntamente com as secretarias de Formação e de Comunicação, realizaram o evento virtual “Mais mulheres na política, no partido e na sociedade – uma questão democrática”, com a participação de Jô Moraes, presidenta do PCdoB de Belo Horizonte e ex-deputada federal.
Jô é uma referência na luta pelos direitos das mulheres e na elaboração do feminismo emancipacionista. Foi a primeira presidenta nacional da União Brasileira de Mulheres (UBM) e, quando deputada, presidiu a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que se dedicou a investigar questões relativas à violência contra as mulheres.
Em sua apresentação, Jô fez um registro histórico sobre as conquistas alcançadas, como a legislação concernente à participação política das mulheres, apontando os imensos desafios colocados por uma conjuntura retrógrada e conservadora, marcada por ataques frontais aos direitos da população em geral e das mulheres em particular. O PCdoB, lembrou, defende as conquistas alcançadas e a reserva de 20% das cadeiras já em 2022, avançando nas próximas eleições.
Jô destacou, ainda, que no curso do 15º Congresso se faz necessária a ampliação da participação das mulheres nas direções partidárias.
O evento — que teve dezenas de participantes de cidades como Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel, Foz do Iguaçu, Paranaguá, Matinhos, Sarandi, Fazenda Rio Grande, Pontal do Paraná, Pinhais, Marechal Cândido Rondon, e até Barra de São Miguel, em Alagoas — deverá ser integrado ao curso nacional de formação da Secretaria Nacional da Mulher do PCdoB, que será realizado durante o mês de agosto.
Assista aqui a íntegra do debate
(PL)