15º Congresso: PCdoB-Passo Fundo (RS) renova direção em conferência

O PCdoB de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, realizou, neste domingo (26) sua Conferência Municipal. Na ocasião, a gestão findante, liderada por Eliana Sardi Bortolon, apresentou balanço da atuação do partido nos dois últimos anos, e apontou os desafios futuros.

A atividade aconteceu de forma híbrida e homenageou o professor José Ernani de Almeida, por sua contribuição ao partido. “Ernani dedicou a vida à sua profissão de professor e ao enfrentamento do fascismo”, destacou o presidente estadual do partido, Juliano Roso.
Durante a conferência, foi aprovado o Projeto de Resolução Política que posiciona o partido na defesa da democracia e da construção da frente ampla para derrotar Bolsonaro. A conferência também elegeu a nova direção  municipal, tendo como presidenta a jovem Francieli Teixeira. Acadêmica de psicologia, ela tem 26 anos, atua nos movimentos sociais desde 2011, foi presidenta da União Municipal de Estudantes Secundaristas e diretora da União Gaúcha de Estudantes Secundaristas, presidiu a UJS na cidade e atualmente é diretora estadual da União Brasileira de Mulheres (UBM). Como vice-presidente, foi escolhido o professor Mateus Carvalheiro Del Ré, historiador, psicólogo, ambientalista e compositor.
A expectativa de Francieli e Mateus para o próximo período é intensificar a atuação do partido nas pautas populares, na defesa da democracia e combate ao bolsonarismo.
A direção eleita é composta, ainda, por Alex Necker, Eduardo Almeida, Eliana Sardi Bortolon, Francieli Julia Teixeira, Helen Ferron, Jacson do Prado da Silva, Juliano Roso, Laura de Almeida, Luiz Artur Rosa Filho, Maria Cândida da Silva, Mateus Cavalheiro Del Ré, Mateus Fiorentini, Nilton Cleber de Oliveira, Rogério Menezes e Wagner Pacheco.
(PL)