O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) do Mato Grosso realizou no último sábado (2), virtualmente, a 21ª conferência estadual em preparação para o 15º Congresso do PCdoB.
A atividade reuniu cerca de 70 delegados e delegadas, além dos convidados. Por decisão da plenária, a atual direção se manterá à frente do partido até a reunião de posse da direção eleita que ocorrerá após o Congresso do Partido que se realizará entre os dias 15 a 17 de outubro.
A conferência Aluísio Arruda, que homenageou o fundador do PCdoB no estado, registrou a participação de líderes políticos como a do deputado Carlos Bezerra, ex-governador e presidente estadual do MDB, Clóvis Cardoso (MDB), Allan Kardec, presidente estadual do PDT, Wilson Santos, deputado estadual (PSDB-MT) e do presidente do Partido dos Trabalhadores no estado, Valdir Barranco. Também participaram da plenária, Cleudes Ferreira, presidenta da CTB e Vanderli Scarabely, coordenador do MST.
O secretário de Organização do PCdoB no estado, Miranda Muniz, elogiou o clima de unidade que marcou a construção da conferência. “O grande mérito da nossa conferência foi a unidade. O dirigente eleito que teve menos voto alcançou 94% dos votos. É uma grande unidade na composição da nova diretoria, um fator positivo que demonstra que o PCdoB pode avançar muito no estado”, afirmou Miranda. De acordo com ele, a aprovação da federação animou a militância para a disputa eleitoral do próximo ano.
As assembleias de base, conferências e debates reuniram cerca de 150 pessoas. Aconteceram conferências municipais nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Sinop, Tangará da Serra, Barra do Garça, Pedra Preta e São Pedro da Cipa. De acordo com Miranda, essas são as principais cidades do estado com destaque para número de habitantes e a participação no Produto Interno Bruto (PIB) nacional e importância regional. “Mesmo com dificuldades, o PCdoB está presente em todas as regiões do estado”.
A nova direção do PCdoB-MT aumentou o número de membros de 23 para 33. Desse total, 42% da composição da chapa é formada por mulheres. Dentre os três delegados eleitos na conferência para o congresso, duas são mulheres. Miranda lembrou que no PCdoB-Cuiabá a paridade de gênero é uma realidade há pelo menos três mandatos.
Confira a direção eleita para o próximo biênio:
Aluizio Emanuel Figueiredo Arruda
Augusto Cesar Delgado da Silva
Edvaldo Pereira da Silva
Jose Pereira Filho
Ronei de Lima Zimmermann
Ronivalter de Souza
Sergio Sebastião Negri
Adalberto Ferreira da Silva
Altamirando Muniz Filho
Andrea dos Santos
Antonio Ferreira do Nascimento
Daniel Vitor Pereira de Abreu
Estácio Chaves de Souza
Leci Koch
Luzia Aparecida do Nascimento
Marcia Gomes Freire
Maria Ines Silva
Meire Rose dos Anjos Oliveira
Márcia Emmanoella Pereira da Silva
Olírio de Sousa Rodrigues
Adriano Monteiro
Ana Flavia Botelho Rodrigues
Carolina Neves Marcorio
Clovis Vailant
Giovanna Fátima de Oliveira Bezerra
Maria Lucia Cavalli Neder
Marilane Alves Costa
Pablo Rodrigo Ramos de Souza Silva
Thais Chaves Brazil Barbosa
Wesley Snipes Correa da Mata
Herbet Basilio dos Santos
Patrícia Simone Nogueira
Vitor Hugo Silva Teixeira
Por Railídia Carvalho com informações da secretaria de Organização do PCdoB-MT