O PCdoB de Maringá (PR) realizará, neste sábado (21), às 9h30, via Google Meet, debate sobre o projeto de resolução ao 15º Congresso do partido. O objetivo é ampliar o conhecimento e a compreensão do documento entre filiados e militantes.
O projeto de resolução trata de temas importantes como a sobrevivência institucional do partido frente à cláusula de barreira, seu compromisso com a classe trabalhadora e o socialismo, a necessidade de um projeto de desenvolvimento nacional, o revigoramento do PCdoB e seu centenário.
Analisa, também, a conjuntura internacional e a dinâmica das relações de poder das nações. Neste aspecto, observa uma tendência de enfraquecimento da hegemonia política e militar dos EUA em contraste com um maior protagonismo da China e demais países da periferia e semiperiferia do sistema internacional.
Em relação ao Brasil, destaca o contexto da crise sanitária, econômica e da ascensão do conservadorismo sob o governo Bolsonaro. Apresenta, como solução, a constituição de uma frente ampla e democrática que se coloque em oposição à extrema direita e a utilização de uma Plataforma Emergencial de Reconstrução Nacional como ferramenta de coesão para a unidade da frente e para que o país possa retomar o caminho do desenvolvimento, com direitos, igualdade e distribuição de renda para a população.
Por fim, define como tarefas a aproximação da militância com o povo e os movimentos sociais e a defesa ideológica e das ações do partido pelos militantes.
O 15º Congresso do PCdoB será realizado nos dias 15,16 e 17 de outubro, em plenário virtual, e discutirá.
(PL)