O Comitê Municipal do PCdoB em Salvador realizou sua conferência, de maneira hibrida, nesta sexta-feira (24) e no sábado (25). A ex-vereadora Aladilce Souza foi empossada como nova presidenta da sigla no município para os próximos dois anos.
Vibrante, a abertura contou com um ato político, no Ginásio de Esportes dos Bancários, e reuniu lideranças comunistas e de entidades e partidos como PSOL, PT, PDT, Rede e outros.
Aladilce afirmou que foi indicada à presidência pela trajetória de lutas e indicação foi motivo de honra para ela.
“Mas o que me move a assumir, é a convicção de que um outro mundo é possível. Que é possível, no futuro, conquistarmos uma sociedade socialista. Para chegarmos até lá é preciso muita luta política, no parlamento, nas instituições e nas ruas”, falou Aladilce.
Em seu discurso ela apontou problemas da capital baiana, como desigualdade, desemprego, analfabetismo e alto índice de jovens negros e disse.
“Pretendo investir na mobilização e organização do partido em toda a cidade na luta por um projeto que garanta condições de vida digna e que a gente possa abrir caminhos pra uma sociedade verdadeiramente democrática, inclusiva em que a igualdade e a solidariedade sejam os valores principais entre nós”.
A cerimônia foi realizada após uma construção que é considerada vitoriosa pela direção cessante. Neste processo, foram realizadas 38 pré-conferências e mobilizados cerca de 300 delegados e delegadas, participantes do encontro municipal.
O presidente estadual do PCdoB-BA, Davidson Magalhães, esteve no ato presencial e exaltou a atuação do Comitê municipal. “Salvador, principal seção do partido, é uma das principais do Brasil. Estamos em um dos maiores centros políticos do PCdoB no país”, garantiu.
Também presente na abertura, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) destacou as ações e reforçou a importância que a organização política dos comunistas da capital tem para o Partido. “Esse coletivo do PCdoB em Salvador tem sido estratégico para a vida do PCdoB”, afirmou.
Em viagem, o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA) enviou um vídeo à Conferência e também destacou a história e o protagonismo do Partido em Salvador. “O PCdoB tem forças, lideranças e raízes nessa cidade”.
A deputada estadual Olívia Santana, que foi candidata a prefeita do PCdoB em Salvador, nas últimas eleições, elogiou a forma diferente de fazer política do Partido no município. “O Comitê municipal não discute apenas política nacional e na Bahia. É um comitê que discute a cidade, um conceito de cidade, discute Salvador, essa cidade repartida, injusta”.
Também participaram do ato político os vereadores Augusto Vasconcelos e Helio Ferreira; Ângela Guimarães (Unegro); Javier Alfaya (Secretaria estadual de Cultura); Natan Ferreira (UJS); Pedro Lucas (UEB); Rosa de Souza (CTB); Julieta Palmeira (SPM); João Carlos Salles (UFBA); Sirlene Assis (DPE); e Luiz Gavazza.
O evento ainda contou com uma apresentação musical do cantor Maviael Melo.
Assista a conferência na íntegra.
Confira imagens da cerimônia .
__
Com informações de agências
__
Fonte: PCdoB da Bahia







