15º Congresso: PCdoB-DF realiza atividades para ampliar mobilização

Com o objetivo de estimular a mobilização de filiados e militantes e debater os temas propostos nas teses do 15º Congresso, o PCdoB do Distrito Federal vem realizando uma série de ações. Na avaliação da direção local, os resultados têm sido positivos e superam os de outros momentos de debate interno.

O jornalista e secretário de Comunicação do PCdoB-DF, Gustavo Alves — também editor nacional das redes sociais do partido — explica que há 14 comitês das cidades, como são chamadas as estruturas correspondentes aos comitês municipais do partido no Distrito Federal, que vão fazer conferências. Além disso, têm sido realizadas reuniões no âmbito desses comitês e das organizações de base, entre as quais estão as da saúde, dos professores, da Universidade de Brasília (UnB), dos comunicadores e  dos trabalhadores que atuam no Congresso Nacional.

“Temos feito vários debates, todos digitais, e conseguimos, numa primeira rodada de reuniões, mobilizar centenas de camaradas dessas áreas. A avaliação da direção estadual é a de que hoje temos mais gente mobilizada, mais empolgação, mais quadros envolvidos, mais lideranças nos procurando para participar do processo de congresso do que no processo de 2019”, diz Gustavo.

Debates temáticos

O PCdoB-DF tem viabilizado debates temáticos que abordam os principais pontos das teses. Nesta quinta, às 19h, acontece live com o tema “Desmascarar, isolar e derrotar Bolsonaro”, com Valesca Leão, secretária de Movimentos Sociais do PCdoB-DF; Victor Frota, secretário sindical do PCDoB-DF; Laura Eli, presidenta da UBM/DF e Flauzino Antunes, presidente da CTB-DF, transmitido pelo Facebook do PCdoB-DF e pelo Youtube do PCdoB nacional.

Nesta mesma semana, foram realizados debates sobre a necessidade de revigorar o partido para superar o dilema das restrições democráticas e intensificação e aceleração da transição na ordem mundial na pandemia e outras atividades estão sendo planejadas.

Visibilidade comunista

O secretário de Comunicação avalia que um dos motivos para os resultados alcançados está ligado à visibilidade da atuação do partido na política nacional, em especial na luta contra o presidente Jair Bolsonaro. “O partido tem se mantido presente nas manifestações contra Bolsonaro aqui e isso tem sido visto pela sociedade, pelos movimentos sociais”, diz.

Outro aspecto que Gustavo considera relevante para essa maior mobilização é a presença da militância em atividades importantes dos movimentos sociais. “A gente encerrou agora um processo de acompanhamento dos trabalhadores que fizeram o congresso de unificação da CTB com a CGTB, a mobilização para o congresso da UNE, além de várias atividades das mulheres e de profissionais como os servidores públicos federais”.

Gustavo conclui apontando: “podemos dizer que o 15º Congresso no DF começou com muito mais força e disposição, e temos certeza de que o processo irá avançar ainda mais”.

Por Priscila Lobregatte