15º Congresso: PCdoB de BH realiza conferência neste sábado (25)

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Belo Horizonte (MG) reúne a militância da capital em conferência neste sábado (25). A atividade, que será virtual, faz parte da etapa municipal de preparação para o 15º Congresso Nacional do PCdoB. “A conferência preparatória do 15º  Congresso foi uma oportunidade muito grande de rearticular o partido na capital e motivar o debate, sobretudo o item quarto do Projeto de Resolução que se refere à revitalização do partido”, afirmou Jô Moraes, presidenta do PCdoB de BH.

Segundo a dirigente, a conferência chegou em um momento em que o PCdoB ficou fora da Câmara de Belo Horizonte em 2020 após 37 anos de mandato. “Isso impactou mas a conferência permitiu que, mesmo virtualmente, se reencontrassem os militantes. Alguns desses haviam saído do partido e voltaram e outro militantes estavam dispersos na sua atuação”. Foram realizadas 27 plenárias que envolveram 8 das 9 administrações regionais de BH e permitiram o debate sobre a atribuição de cada militante na sua base territorial. O número total de mobilizados durante o processo superou as 200 pessoas.

De acordo com Jô, a mobilização em torno do Congresso obrigou a militância a pensar sobre como responsabilizar diante da população o governo de Jair Bolsonaro. “Há uma grande unidade em torno do enfrentamento ao governo Bolsonaro”.  Ela lembro que nas plenárias, os temas que se destacavam eram crise na saúde, o desemprego, a dificuldade das mães em enfrentar o ensino à distância e a elevação dos preços.

“Foram questões debatidas e que unificaram a militância do ponto de vista político. Permitiu que buscassem uma relação mais próxima com a comunidade. Foi um grande momento de territorializar a ação do partido em Belo Horizonte e de pensar quais as dificuldades que enfrentamos e como enfrentar o viés conservador de instituições que atuam na periferia”.

A construção da conferência gerou um impulsionamento nos movimentos de juventude, nos atos Fora Bolsonaro e na rearticulação do movimento de mulheres, entre outras áreas de atuação do partido. Segundo Jô, o comitê municipal conseguiu bons resultados na inclusão digital da militância. Houve um esforço para incluir nos encontros virtuais um grande número de militantes através do uso do celular. O mesmo esforço tem sido feito para recadastrar os filiados no PCdoB Digital. Até o momento foram 160, informou Jô.

Por Railídia Carvalho