15º Congresso: PCdoB Belém cria Distrital de trabalhadores/as

Encontro reuniu representantes da classe trabalhadora

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Belém realizou uma plenária de filiados e filiadas para discutir a ação política e organizativa dos comunistas entre os trabalhadores e as trabalhadoras, em consonância com o espírito e a orientação do 15º Congresso, de revitalizar o Partido. O encontro aconteceu na noite desta quarta-feira (29), no auditório do sindicato dos bancários.

Dirigiram a mesa do evento os seguintes membros: da direção estadual e membro da comissão política do Comitê Estadual do PCdoB-PA, Érico Albuquerque; da direção nacional da CTB, Maíra Nogueira; do PCdoB-Belém, o presidente do comitê municipal, Rodrigo Moraes.

Participaram ainda da plenária os comunistas ligados as categorias de: Domésticas, Transporte de Valores, Educação, Funcionários Públicos, Rodoviários, Bancários e Advogados.

Vitória dos comunistas

Na plenária, Rodrigo Moraes baseou sua fala na situação política atual e os desafios políticos do PCdoB, destacou a vitória histórica que os comunistas tiveram na articulação para a derrubada do veto presidencial de Jair Bolsonaro acerca da Federação partidária, bem como o empenho na aprovação do projeto nas duas casas legislativas.

“A tarefa principal para os trabalhadores a para os comunistas nesse momento é derrotar o presidente Jair Bolsonaro, um governo genocida que ataca os direitos do povo e dos trabalhadores brasileiros e o caminho para derrotar Bolsonaro é a composição de uma grande frente ampla”, ressaltou o dirigente municipal.

Identidade de classe do PCdoB

A dirigente nacional da CTB, Maíra Nogueira, saudou o encontro, afirmando a satisfação participar da construção de um organismo de atuação dos comunistas junto aos trabalhadores e trabalhadoras.

O encontro é um primeiro passo na reorganização do distrital dos trabalhadores, que afirma a identidade de classe do PCdoB. Um momento político de grande instabilidade para o povo, do ponto de vista dos direitos sociais, especialmente os trabalhistas, de altos índices de desemprego, precisamos debater politicamente alternativas com o campo progressista.

“Ampliar nossa intervenção em sindicatos, colocando nossas lideranças sindicais a serviço das lutas coletivas. O distrital é um espaço de discussão, de amadurecimento político importante para o Partido e para as lutas dos trabalhadores”, frisou a dirigente da CTB.

Enraizamento dos comunistas

Na mesma linha, o dirigente estadual Érico Albuquerque, disse que o PCdoB precisa enraizar-se na classe trabalhadora, esse é o sentido da existência do Partido Comunista do Brasil, lembrou. Ele afirmou que a atuação dos comunistas nas diversas categorias de trabalhadores é estratégico e precisa ser encarado com a dimensão de sua importância  na luta pela emancipação e na luta pelo socialismo.

“O Distrital vem ao encontro do enraizamento do Partido entre os trabalhadores e trabalhadoras, em contribuir na elevação de suas lutas e consciência de classe; efetivar o PCdoB como alternativa às mudanças e instrumento fundamental na luta pelo Socialismo”, concluiu Érico Albuquerque.

Em seguida foi aberta a palavra para os participantes da plenária no qual enfatizaram a importância da reestruturação do Distrital dos trabalhadores para organizar o PCdoB junto à classe trabalhadora em Belém.

Manifesto

Ao final foi apresentado um documento para apreciação da militância para ser enriquecido e debatido num próximo momento e foi indicada uma comissão provisória do Distrital, sobre a coordenação geral de Érico Albuquerque, que tem o objetivo de organizar uma conferência e eleger uma direção política e aprovar um plano de atuação dos comunistas junto aos trabalhadores.

Confira abaixo:

Manifesto de reconstrução do Distrital de trabalhadores e trabalhadoras de Belém do Pará

Exatamente no momento de luta pela vida e pela democracia, contra a política genocida e pelo impeachment de Bolsonaro, o Partido Comunista do Brasil – PCdoB, em Belém, reconstitui seu Comitê Distrital de Trabalhadores e trabalhadoras.

Em consonância com o espírito e a orientação do XV Congresso, de revitalizar o Partido, daremos organicidade e dinâmica coletiva a dezenas de filiados, oportunizando-os a exercer uma vida militante, diretamente ligada à classe trabalhadora e suas condições de existência, sua cultura e seu entretenimento.

Faz-se necessário despertar a consciência socialista de classe entre os trabalhadores e trabalhadoras, demonstrar que o PCdoB é a alternativa de mudanças que os libertará da exploração e da opressão, que seu Programa apresenta os caminhos de solução aos graves problemas enfrentados pelo povo brasileiro.

Que todo/a militante comunista, trabalhador e trabalhadora, esteja à frente da luta junto com os colegas de trabalho, com os vizinhos do bairro, com os parceiros da cultura, do esporte, do lazer, pelas necessidades imediatas ou na mais complexa luta política.

É preciso que cada militante seja um referencial de luta, de compromisso, de determinação e coragem, de lealdade aos interesses de classe e do povo. Ser diferente sem ser estranho, liderar sem empáfia, convencer pela prática e pelas propostas.

A estruturação do Comitê Distrital de Trabalhadores e trabalhadoras, em Belém, é e será uma ação cotidiana de toda a militância conduzida pela direção municipal. Pois que seja um ambiente de camaradagem, conhecimento, exercício salutar de debates de ideias; uma usina de ações políticas e de práticas coletivas.

O Distrital de Trabalhadores e trabalhadoras é o exercício pleno da militância partidária seja na luta de massas, seja na luta institucional, seja na luta de ideias.

Que o Partido Comunista do Brasil comemore seus 100 anos, com o país livre de Bolsonaro, com uma grande bancada de parlamentares, com forte presença em todas as lutas político-sociais e organizado na Classe Trabalhadora.

Belém-Pará, 29 de setembro de 2021.

Plenária de Reconstrução do Comitê Distrital de Trabalhadores e trabalhadoras, em Belém do Pará

Comitê Distrital provisório de Trabalhadores e Trabalhadoras – Belém

Antônio Aquino – Transporte de Valores, Angélica Teixeira – Educação Érico Leal – coordenação, Kleofas Dias – Funcionários Públicos, Luiz Otávio – Bancários, Nice Alves – Rodoviários, Rozineide Mafra – Domésticas, Tony da Costa – Advogados e mais os/as secretários/as sindicais de Belém.

 

De Belém,

Moisés Alves