Nesta quarta-feira (28), a Comissão Política do PCdoB do Paraná se reuniu para debater a conjuntura, os atos “Fora Bolsonaro”, o processo de conferências municipais e estadual e o acompanhamento das direções municipais no âmbito do 15º Congresso.
Com relação aos atos “Fora Bolsonaro” do último dia 24, a direção do PCdoB avalia que foi feita uma importante mobilização com os direções municipais de outros partidos em Curitiba — como PSB, PV, PDT, MDB, Rede e Cidadania — para a construção de uma frente ampla. Conforme a direção, a continuidade e expansão dessa mobilização para outros municípios é essencial. Ademais, é preciso ressaltar que a atuação do Partido em Curitiba no ato foi mais unitária e organizada, representando um grande avanço que precisa da colaboração de mais filiados e filiadas para fortalecer a identidade partidária.
Para a Comissão Política do PCdoB-PR, é necessário que todos e todas compreendam o papel do Partido em dois processos que acontecem de forma conjunta, mas que precisam ser avaliados separadamente. O primeiro diz respeito à construção da frente ampla para derrubar Bolsonaro. O segundo é o processo eleitoral, um debate em aberto diante das possibilidades que podem ocorrer. O partido no estado debaterá com lideranças partidárias e dirigentes das entidades de massa do Estado para fortalecer a unidade interna diante desses dois processos, requerendo das direções municipais que também façam mais debates sobre a resolução do Congresso que se remete a este desafio.
Sobre o processo das conferências, a Comissão alertou que há dois critérios importantes que precisam ser cumpridos por toda a base de militantes: o recadastramento no PCdoB Digital neste ano e manter em dia a contribuição militante a partir de junho. Esses pontos são considerados essenciais para que as direções sejam renovadas nas conferências municipais. O Partido no estado salienta que a colaboração de todas as direções municipais é determinante para avançar no fortalecimento do PCdoB.
Quanto ao acompanhamento das direções municipais prioritárias, foi colocado que o Partido precisa de maior colaboração de todos e todas para possibilitar a melhoria das as interações e ações. Para a comissão, fortalecer o PCdoB é uma missão que demanda o engajamento de todos, e persistir nesse processo de acompanhamento é uma necessidade imediata.
Informes
Nos informes da reunião, foi pautado o Congresso Estadual da CTB do Paraná, realizado recentemente. O evento foi considerado vitorioso, contribuindo para fortalecer a Central. A direção local salientou que a atuação do PCdoB na CTB é de grande relevância para a base de trabalhadores e trabalhadoras. Também foi colocada a necessidade de formar mais quadros para que a atuação dos comunistas seja mais intensa nessa frente de massa.
Outro ponto destacado para o próximo período é a participação do PCdoB-PR, com 50 delegados, no Congresso Nacional da CTB, que acontece nos dias 12, 13 e 14 de agosto, momento essencial para fortalecer a direção da central no Paraná.
Ainda nos informes, foi colocada a importância da participação das comunistas no Congresso da Federação das Mulheres do Paraná, que acontece no próximo sábado (31), a partir das 16h. O encontro elegerá a nova direção da entidade, que tem uma composição bastante plural.
Por fim, a reunião teve informe a respeito dos seminários sobre transporte público que foram realizados pelo PT, PSOL e PCdoB de Ponta Grossa. Na última sexta-feira (23), o partido conduziu o terceiro e último seminário, tendo como debatedores o dirigente da Conam, Getúlio Vargas, e o presidente do PCdoB-PR, Elton Barz.
(PL)