O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Niterói, no Rio de Janeiro, realizou no último sábado e domingo (7 e 8) sua 22ª Conferência Municipal, na Câmara Municipal. Na ocasião, elegeram a nova direção partidária, apontou-se os caminhos a serem seguidos na política e definiu-se a delegação à Conferência Estadual.
Ao todo, mais de 140 camaradas foram mobilizados nos processos de plenárias e assembleias de base. Movimentos de Juventude, Cultura, Igualdade Racial, LGBT, Sindical, Mulheres, Comunitário, Ambulantes e outros segmentos importantes participaram ativamente dos debates nas bases e na própria conferência. Os comunistas apontaram a necessidade de se preparar para enfrentar os desafios da conjuntura difícil vivida tanto no plano nacional, quanto estadual e municipal. Decidiram por debater um projeto para a cidade, mantendo vivo todo esse movimento de amplos debates que foi propiciado pela construção da conferência.
A ex-presidenta do Comitê Municipal, Priscila Pinheiro, fez uma avaliação positiva da gestão que se encerrava, “Tenho orgulho de ter sido a presidenta que filiou o vereador de maior produção legislativa, de atuação destacada junto aos movimentos sociais e de um compromisso ideológico inegável com a classe trabalhadora; de tê-lo reelegido e, de agora, tê-lo como meu sucessor! Novos rumos para o PCdoB de Niterói. Novos desafios à vista para um Comitê Municipal jovem e cheio de gás. ”
Juventude e renovação são a marca desse comitê que tem uma média de idade de 33,4 anos. A conferência aprovou a eleição de 30 camaradas (ver lista abaixo) para o Comitê Municipal. Serão criadas as secretarias municipais de Igualdade Racial, LGBT, Cultura, Comunicação e Formação, como parte de um projeto de estruturação e enraizamento partidário. Finanças também foi um ponto de debates onde se reafirmou a necessidade de uma política de contribuição partidária mensal para a militância comunista.
Leonardo Giordano foi eleito pelo Comitê Municipal para ser o próximo presidente do Partido e se disse honrado com a tarefa que lhe fora dada pelos Comunistas de Niterói, “O PCdoB é o partido político mais antigo do Brasil, com quase um século de vida – e foi fundado aqui, na nossa cidade. Temos uma militância vibrante, cheia de esperanças e uma longa história de contribuição ao Brasil. É uma honra enorme ser confiado à tarefa de presidi-lo. Vivemos um contexto de graves ataques aos direitos e desesperança política é uma tarefa de muita responsabilidade estar à altura do Partido e das expectativas da população, que está desacreditada. É um momento onde precisamos lutar muito, mas também oferecer as pessoas um fazer político decente, com resultados práticos. Ir na contramão da apatia e tentar resistir. Mostrar as pessoas, mesmo nesta hora dura, que lutar pelo Brasil vale a pena. Confio nos demais camaradas que foram escolhidos para cumprir esta tarefa no próximo Comitê Municipal por seu compromisso e capacidade. Temos um legado belo e combativo a reclamar. Priscila Pinheiro, minha querida amiga, camarada e presidente finda sua vitoriosa gestão, a qual agora nos cabe honrar. Ela pavimentou os caminhos, e cabe a nós ir à luta! ”
Confira abaixo os camaradas eleitos para o Comitê Municipal de Niterói
Comitê Municipal do PCdoB de Niterói (2017-2019)
Comissão Política*
Leonardo Giordano – Presidente
Pleno
Adil Lepri
Alexandre Santini
Ana Beatriz
Ana Claudia da Silva
Beatriz Bastos
Bruno Silva
Eduardo Benaicar
Fabio Luiz
Felipe Carvalho
Gabriele D’Almeida
Gregory Combat
Helena Bretas
Irene Cassiano
Jhonathan Mattos
João Neto
José Roberto Medeiros (Zero)
Luiz Henrique
Maurício Brandão
Melissa Vilella
Priscila Pinheiro
Randal Farah
Rayssa Melaine (Mel Gomes)
Renato Almada
Rogério Souza (Rogerinho)
Thiago Franco
Thiago José
Vânia Bretas
Victor De Wolf
Walkíria Nictheroy
*Os demais membros da comissão política serão eleitos na próxima reunião do Comitê Municipal.