PCdoB realiza 17ª Conferência Municipal de Olinda e elege nova direção

Após reunir dezenas de organismos de bases e centenas de pessoas no processo do 14º Congresso do PCdoB. O Comitê Municipal de Olinda realizou no último sábado (7), no Porto Music, vitoriosa conferência, em que foi aprovado o balanço local e debatido o projeto de resolução (tese) do 14º Congresso. O encontrou contou com a participação da presidenta nacional do PCdoB, deputada (PE), Luciana Santos.

A dirigente nacional prestigiou a Conferência Municipal de Olinda, cidade que governou por dois mandatos, deixando um legado que marcou a vida e a infraestrutura da cidade.

 

 

Os  participantes da conferência elegeram ainda os delegados e delegadas que participarão da conferência estadual e a nova direção do Comitê Municipal.

Após a Conferência, ocorreu a reunião do novo comitê municipal que delegou à Comissão Política cessante a tarefa de coordenação executiva do partido até a próxima reunião, e reelegeu Luciano Moura e Hilda Gomes, presidente e vice-presidenta, respectivamente.

O novo Comitê Municipal contará com 28 membros, dos quais 39% são mulheres e com uma renovação de 18%. Ficando composto pelos camaradas Alexandre Alves, Beth de Oxum, Clarence Santos (Pastor), Erika Waléria, Fernando MJ, Luciano Moura, Felix Cavalcanti (Fekinho), Guilherme Carapeba, Humberto de Jesus, Luiz Neto, Hilda Gomes, Isadora Garcia, Ivone Chalu, Jacilene Oliveira, Jelsimar Pimentel (Mazinho), Jorge Bartolomeu, Laudijane Domingos, Luci Siqueira, Magaly Alexandre, Marcelino Granja, Marcelo Soares, Matheus Lins, Roberto Santana (Beto), Sidney Mamede, Thiara Lustosa, Ulisses Luna (Ula), Valéria Feijó e Wellington Lima.

O balanço dos trabalhos do Comitê Municipal destaca os efeitos do golpe sobre a cidade e os resultados das últimas eleições municipais, que foram a principal tarefa da direção passada, apontando os desafios do por vir.

Segue abaixo a íntegra da resolução municipal:

RESOLUÇÃO DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DO PCdoB EM OLINDA

Camaradas,

A 17ª Conferência Municipal do PCdoB em Olinda foi construída e mobilizada a partir das bases em amplo processo de debate interno, envolvendo os quadros, militantes e amigos do nosso partido. Mesmo diante das dificuldades crescentes no cenário político nacional e local, centenas de pessoas participaram das assembleias de dezenas de bases, discutindo o programa do partido, seus desafios e perspectivas, mas com os olhos em 2018, elegendo direções de base e delegados a Plenária Final da Conferência.

As reuniões, comprometidas com a construção do partido, mesclaram quadros experientes e novos em coletivos bastante representativos e dispostos a superar os desafios.

Considerando o Documento Base de Resolução do 14ª Congresso Nacional do PCdoB, e demais artigos e resoluções da nossa direção nacional e estadual, parte integrante do caderno de textos dessa Conferência, buscaremos fazer um balanço focado na atuação do partido em Olinda.

As principais tarefas desse Comitê Municipal foram, a eleição de 2016 – momento de maior tensionamento, debate e mobilização das nossas forças – e a busca do êxito administrativo e político da segunda gestão de Renildo Calheiros a frente da Prefeitura de Olinda.

Foram 4 vitorias consecutivas – das quais as 3 ultimas no primeiro turno – garantidas pela confiança da população da cidade no PCdoB diante de exitosos resultados, fruto da tática de frente ampla, que buscou sempre valorizar os aliados e governar com todas as forças políticas e sociais para garantir os avanços tão necessários. Em dezesseis anos à frente da Prefeitura de Olinda fizemos muito pela cidade, com obras estratégicas, ações de inclusão social que reverteram positivamente seus indicadores e lhes deram o posto de terceiro melhor IDH de Pernambuco, centenas de ruas calçadas e grandes investimentos em infraestrutura. Além do fortalecimento de nossa economia, atraindo grandes empresas comerciais e de serviços, bancos e um grande Shopping Center.

Fruto desses êxitos, Olinda se destacou no cenário nacional, garantiu e fortaleceu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade e foi eleita a 1ª Capital Brasileira da Cultura. As obras e ações em curso criaram um roteiro para os próximos gestores, que refletem as principais necessidades da cidade. Deixamos uma Olinda pronta para o futuro, com um grande número de obras e projetos estruturadores em andamento que tem nossa marca.

No entanto, consequências do desgaste de muitos anos à frente da administração, acrescido da crise econômica e fiscal que abateu o país atingindo especialmente os municípios, bem como as debilidades no trabalho de massas da administração e do partido junto ao povo, não obtivemos sucesso no resultado eleitoral.

O avanço do conservadorismo sobre a vida política e social do país, deflagração de uma campanha desestabilizadora contra a democracia – mobilizada por forças inconformadas com as sucessivas vitórias de Lula e Dilma com o apoio de setores da mídia hegemônica e do judiciário – e os erros de caráter estratégico e de condução tática cometidos pelo PT no governo federal, geraram uma das maiores crises de toda nossa história e culminaram no impedimento de uma presidente eleita democraticamente pelo povo. O quadro pós-impeachment gerou uma enorme dispersão de forças, a divisão da esquerda e uma eleição atípica, de pouca campanha, poucos esclarecimentos, enorme despolitização e um resultado desfavorável para as forças de esquerda e progressistas.

Diante deste resultado, entendemos, com humildade, ser momento de aprendizado e de transformações para o partido em Olinda. Continuaremos lutando com todas as forças para manter esse legado e impedir retrocessos. Lutar pelos direitos do povo, pelo desenvolvimento social e o socialismo é a nossa missão. Perseveraremos nessa senda, agora sem o comando da administração municipal.

É importante destacar o fato da nossa atuação ter sido desenvolvida principalmente em torno da esfera institucional, subestimando a importância da frente de atuação da luta de ideias e de massa. Esta questão influenciou inclusive as dificuldades de capitalização dos resultados administrativos, no baixo desempenho e distanciamento do acompanhamento de lideranças e apoiadores aliados. Tal questão exige atenção redobrada diante do quadro político nacional de resistência. Buscaremos ampla divulgação e defesa de nosso projeto e legado.

Assim, o fortalecimento da presença nos movimentos sociais da cidade, se torna tarefa urgente para o partido, para garantir a difusão das ideias e do legado, ampliando nossas forças em cada canto da cidade.

Urge também diante de nós, a tarefa de superar a fragilidade financeira que vive o partido, criando alternativas novas e criativas, que nos ajudem também a dialogar com a sociedade.

A comunicação, cujo caráter é estratégico, consiste em um desafio a ser superado para o crescimento e fortalecimento partidário. Há que se desenvolver novas formas e instrumentos para desenvolver a comunicação interna e externa do partido.

É urgente a retomada de amplo processo de formação dos nossos militantes e quadros, fundamental para preparar nossa militância para a importante e atual luta de ideias na sociedade. A construção de turmas da Escola Nacional do PCdoB em Olinda é o primeiro e importante passo nesta tarefa. Além disso o incentivo ao uso das novas ferramentas que a mesma oferece, como um portal com acesso aos conteúdos e o aplicativo do PCdoB.

Consolidar as ações das secretarias do partido com a ampliação das ações de suas comissões auxiliares e frentes dos movimentos sociais, garantindo assim a participação de mais quadros no processo diário de construção de um partido forte e das entidades como nossas presenças na cidade, como a UBM, a UJS e a UNEGRO.

Ampliar a luta contra o governo ilegítimo de Michel Temer, com ações mais fortes em nossa cidade, tendo em vista que Olinda não está dissociada do cenário político que se vive no país, a luta pela manutenção da democracia e a denúncia dos desmandos de Michel Temer se torna tarefa importante.

Intensificar a fiscalização as ações do governo municipal, com a experiência de quem transformou a história e consolidou a formação da identidade econômica e cultural de Olinda, garantindo assim que nenhuma das conquistas se percam e que os caminhos apontados sejam trilhados marcando nossa posição de forma clara, consistente e responsável.

Contribuir de forma destacada para a reeleição da nossa Deputada Federal Luciana Santos, bem como a luta para conquistar novamente uma vaga na assembleia legislativa. Olinda é parte importante neste processo.

O Comitê Municipal é composto por um coletivo de quadros dirigentes com experiência, forte unidade política que tem conseguido conduzir o partido nesse período e enfrentar os desafios que tem se apresentado, ajustes são necessários, mas convicção ideológica, clareza de rumo, unidade política, decisões coletivas e amplo debate, são marcas essenciais nesse processo.

Rumamos conscientes para a construção de um partido à altura dos desafios do nosso tempo, mitigando os problemas, alargando nossas fileiras, melhorando nosso funcionamento, apoiados nos quadros e nos órgãos de direção, nos preparará para as batalhas do por vir.

Fora Temer!

Viva o Socialismo!

Viva Olinda!

Partido Comunista do Brasil

Confira a nova direção municipal do PCdoB/Olinda, eleita na 17° Conferência Municipal do Partido para o biênio 2017-2018. 

Alexandre Alves
Beth Oxum
Clarence Santos (Pastor)
Erika Waleria
Fernando MJ
Luciano Moura
Félix (Fekinho)
Guilherme Carapeba
Humberto de Jesus
Luiz Neto
Hilda Gomes
Isadora Garcia
Ivone Chalu
Jacilene
Jelsimar Pimentel (Mazinho)
Jorge Bartolomeu
Laudijane Domingos
Luci Siqueira
Magaly Alexandre
Marcelino Granja
Marcelo Soares
Matheus Lins
Roberto Santana (Beto)
Sidney Mamede
Thiara Milhomem
Ulisses Luna (Ula)
Valéria Feijó
Wellington Lima

Galeria de fotos da conferência