15º Conferência: PCdoB-BA abre conferência com homenagem e celebrações

O PCdoB na Bahia iniciou, na noite da última sexta-feira (1º/10), a sua Conferência Estadual, com um ato político vibrante e semipresencial. A abertura dos trabalhos foi marcada, principalmente, por homenagens às vítimas da pandemia causada pela Covid-19, especialmente pelo falecimento do histórico dirigente Haroldo Lima, e pela celebração da recente vitória na luta pela criação das federações partidárias.

Na ocasião, o presidente estadual do Partido, Davidson Magalhães, destacou a importância da trajetória de Haroldo Lima, cujo nome integrou o mote da Conferência deste ano: ‘Derrotar Bolsonaro. Construir o Socialismo. Haroldo vive’. “Esse partido foi construído por Haroldo, junto com Péricles de Souza. Os dois construíram o legado de um partido forte, com essa marca na Bahia e no Brasil”, disse.

Davidson Magalhães ainda agradeceu à bancada do PCdoB na Bahia na Câmara Federal, formada pelos deputados Alice Portugal e Daniel Almeida, e aos partidos e parlamentares aliados pelo empenho para derrubar o veto do presidente Bolsonaro à proposta de criação das federações. “Essa foi uma das batalhas mais importantes e históricas dentro do parlamento brasileiro”, garantiu.

O deputado Daniel Almeida defendeu que as federações devem ser usadas para o objetivo de construir a unidade entre os que acreditam em um Brasil com igualdade. “A federação de partidos, que é uma novidade, pode ser uma possibilidade de fazer uma grande frente. O que prepondera é a defesa da democracia, é contra a fome, contra a carestia, a defesa da vida do nosso povo”, afirmou.

Para a deputada Alice Portugal, a Conferência tem duas insígnias: isolar Bolsonaro para promover o impeachment e fazer com que o PCdoB seja compreendido como um partido necessário à democracia. “Estamos conseguindo [as duas missões]. Fizemos isso com a derrubada do veto. Fizemos juntos. […] O Brasil está em desgoverno e por isso queremos o impeachment. Bolsonaro não gosta do povo brasileiro”, afirmou.

O ato político ainda contou com a presença de convidados, como o vice-governador João Leão (PP), o secretário de Relações Institucionais do governo do Estado, Luiz Caetano, que representou o governador Rui Costa, a deputada federal Lídice da Mata (PSB) e o dirigente estadual do PP Jabes Ribeiro. A participação desses foi presencial, no Gran Hotel Stella Maria, no bairro de mesmo nome, em Salvador.

Os aliados destacaram, principalmente, a parceria com os comunistas na construção de um projeto avançado para a Bahia. “O governador agradece a participação do PCdoB nesse projeto que está dando certo na Bahia. […] Queremos fazer com o PCdoB uma aliança estratégica, para que o PCdoB e toda a esquerda baiana e nacional saiam fortalecidos das próximas eleições”, disse Luiz Caetano.

Virtualmente, participaram ainda outras lideranças, que enviaram vídeos de saudação à militância comunista, como a presidenta nacional do Partido, Luciana Santos; os senadores do PSD da Bahia Otto Alencar e Ângelo Coronel; e o presidente do PT na Bahia, Éden Valadares.

Haroldo vive

O líder do PCdoB na Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA), deputado Fabrício Falcão, destacou a história e os desafios do Partido, ‘nestes tempos de turbulência grande’, como chamou, e também fez homenagens a Haroldo Lima. “Viva o PCdoB, esse partido centenário que o Brasil deve muito. E o partido deve muito a Haroldo Lima”, disse.

Construir o socialismo

A deputada estadual Olívia Santana destacou a importância de manter viva a luta pelo socialismo. “[Mesmo com o centenário] Nós continuamos jovens, com ideias renovadas. Precisamos falar sobre socialismo, principalmente nesse momento tenebroso que o Brasil vive. Não queremos que o capitalismo esmague o direito à vida”, afirmou.

Presidenta recém-eleita do PCdoB em Salvador, Aladilce Souza fez coro com Olívia e explicou que deve fazer parte da luta contra o governo Bolsonaro ‘e suas ambições tirânicas’ a apresentação de uma alternativa à crise aguda enfrentada pelo país. “É uma oportunidade de afirmar o socialismo”, cravou.

A secretária de Política para as Mulheres do governo do Estado, Julieta Palmeira, defendeu a necessidade de garantir a paridade de gênero nos espaços de poder e de transformar o PCdoB, pelo papel que cumpre no país, em uma força eleitoral. “É muito importante que a gente entenda que, nesse processo de defesa da democracia, o PCdoB é imprescindível. E esse partido precisa ter sua expressão eleitoral”, discursou.

A mesa da abertura da Conferência do PCdoB-BA ainda teve a participação da presidenta nacional da Unegro, Ângela Guimarães; do presidente estadual da UJS, Natan Ferreira; e do presidente da UEB, Pedro Lucas. O ato ainda contou com uma apresentação musical do artista Maviael Melo.

A Conferência do PCdoB-BA, que é preparatória para o 15º Congresso Nacional, será retomada no domingo (3), com os debates e a eleição do novo comitê estadual.

Veja mais fotos disponíveis no Instagram@pcdobbahia65.