Será realizada neste sábado (25) a conferência do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) do Distrito Federal em preparação para o 15º Congresso do PCdoB. A atividade será virtual e vai reunir cerca de 220 delegados representando um total de 10 cidades mobilizadas. O homenageado da plenária será o jornalista e escritor Jaime Sautchuk, que foi um dos primeiros jornalistas brasileiros a contar a história da Guerrilha do Araguaia e também pioneiro na mobilização em defesa do Cerrado e da Amazônia. Sautchuk faleceu em julho deste ano.
A mobilização em torno do 15º Congresso no DF foi marcada por esse espírito militante de Sautchuk. O secretário de Comunicação do PCdoB-DF, Gustavo Alves, avaliou o processo como muito positivo. “Tivemos uma mobilização que foi o dobro da conferência anterior. Essa é a Conferência marcada pela resistência. Resistimos ao fascismo, à pandemia e às ameaças das tentativas de calar nosso partido através de legislações antidemocráticas como a Clausula de Barreira”
Ele disse que a militância sai mais qualificada do ciclo de debates preparatórios. “Há uma gana, uma vontade de fazer e acontecer que contagiou nossa militância, estamos com a certeza na frente e a história na mão”, analisou. Ainda de acordo com o secretário, as lives diminuíram as limitações trazidas pela pandemia. “Mas além de ajudar a enfrentar a pandemia, as lives puderam trazer para o debate de nossa militância lideranças nacionais e debates muito qualificados e isso nos ajudou demais nesse processo de conferência”.
A conferência do DF será realizada integralmente pelo PCdoB Digital, tanto o acesso à sala quanto o acesso às votações. “Estamos fazendo um enorme esforço para que todos e todas as militantes do partido possam participar. Nosso lema, nesse momento de pandemia e resistência ao fascismo também nos guia na construção dessa primeira conferência totalmente digital: “ninguém solta a mão de ninguém”, finalizou Gustavo.
Por Railídia Carvalho