15º Congresso: PCdoB-ES inicia conferência nesta sexta (24)

Será realizada nesta sexta-feira (24) e no sábado (25) a conferência estadual do Partido Comunista do Brasil do Espírito Santo (ES), que homenageia o comunista histórico, Marcelo Zumerle, falecido aos 56 anos em julho. A plenária deve reunir cerca de 30 delegados e delegadas. Por motivos de segurança, o link será disponibilizado aos participantes no momento da conferência, que se inicia às 19h no dia 24. No sábado, os debates serão retomados às 8h.

Rodrigo Campos, secretário de Comunicação do PCdoB-ES, afirmou que o ambiente de disputa política entre o obscurantismo e a defesa da democracia é o pano de fundo da preparação para o 15º Congresso do PCdoB.

“Na conferência a gente traz essa marca de reposicionar o partido como resistência e colocar o PCdoB como protagonista em toda a ação frentista para superar as divergências e impasses entre as forças que defendem o impeachment de Jair Bolsonaro. A hora é de fortalecer movimentos unitários”, declarou.

O PCdoB participa do governo estadual ocupando a titularidade da pasta da saúde com o médico sanitarista Nésio Fernandes. “É uma das melhores gestões em saúde do Brasil colocando o Espírito Santo entre os cinco estados do Brasil mais avançados na vacinação”, comentou Rodrigo.

Tarefa cumprida

O balanço oficial das mobilizações em torno da conferência será divulgado no final de semana, no entanto, Rodrigo compartilha o sentimento de tarefa cumprida. “O PCdoB conseguiu chegar nos principais municípios do Estado. Realizamos conferências em todas as cidades da grande Vitória com destaque para Cariacica”. Para o dirigente, esse resultado parcial cria condições para o partido superar as dificuldades e chegar com fôlego e maior para os próximos desafios.

Por Railídia Carvalho