15º Congresso: PCdoB de Curitiba realiza conferência municipal

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Curitiba realizou, neste sábado (11), de forma remota, a 15ª Conferência Municipal, como parte do processo de debates e mobilização do 15º Congresso, que inclui a 19ª Conferência Estadual do Paraná,  a ser realizada no dia 25 de setembro. A etapa nacional acontece nos dias 15, 16 e 17 de outubro.

O evento foi dividido em duas etapas. Primeiramente, foi realizada a abertura política, que contou com dirigentes nacionais, estaduais, municipais e representantes do legislativo municipal e simpatizantes do PCdoB.

A segunda etapa foi a eleição do pleno municipal, que reuniu mais de 60 pessoas, com representantes dos mais de dez organismos de base da cidade. Nessa etapa foi feita análise da conjuntura nacional e do papel histórico do PCdoB como representante da democracia. Também foram debatidas as estratégias de combate ao crescente neoliberalismo e fascismo no Brasil, em especial o compromisso de cada filiado com a frente ampla e o Fora Bolsonaro.

Durante a reunião, foram feitas as leituras e votação do regimento interno, bem como a formação das comissões eleitoral e de redação. Na sequência, foram eleitos, por meio do aplicativo PCdoB digital, a diretoria executiva municipal e também o pleno municipal.

Para Rafael Sallet, eleito presidente do PCdoB de Curitiba, o desafio da nova gestão é “construir um partido ligado com as massa através das bases, com inserção e influência na sociedade. Teremos o desafio de construir uma ampla frente para derrotar a barbárie Bolsonarista, ao mesmo tempo que vamos apresentar soluções para nossa cidade, construindo no que nos cabe, os caminhos para um projeto nacional de desenvolvimento”.

(PL)