Com a participação do dirigente nacional, Fábio Tokarski, o Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Tocantins, realizou neste sábado (28), no auditório SENAR, a etapa Estadual de seu 14° Congresso Nacional, que tem como tema: “Em defesa da nação, da democracia, do desenvolvimento e dos direitos sociais”.
O PCdoB entende que a profunda e complexa crise que atinge o Brasil é produto da crise capitalista mundial e agravada pela instabilidade política interna e pelo aprofundamento do modelo econômico neoliberal. O conglomerado político, econômico e midiático que sustenta o governo Temer tem avançado em uma agenda de desindustrialização do país, de cortes na saúde, educação, ciência e tecnologia e de um desmonte das leis trabalhistas e da previdência pública. Como resposta a essa crise o PCdoB entende que é necessário construir um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, unindo amplas forças interessadas no fortalecimento da vocação do Brasil de consolidar-se como potência mundial.
Reunindo mais de 1.000 filiados e militantes no processo de mobilização, o PCdoB no Tocantins, elegeu nova direção, incorporando quadros do movimento social, do movimento sindical, da juventude e importantes quadros da intelectualidade.
Para o professor Danilo de Melo, eleito membro do Comitê Estadual, os militantes do PCdoB possuem 3 grandes desafios, o de fazer crescer o Partido, o de criar amplos movimentos e o de defender a democracia, consolidando o Partido como um instrumento de luta do povo.
Por outro lado, Claudean Pereira Lima, Dirigente Nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil (CTB) e presidente do Sindicato da Enfermagem no Tocantins (SEET), o momento é de ampliar as mobilizações para enfrentar o retrocesso promovido por Temer aos direitos dos trabalhadores.
Carlos Elias Benevides, quadro histórico da juventude, ressaltou a importância do debate sobre a tese do Partido que avalia a questão internacional, os erros e acertos do período Lula/Dilma, o governo ilegítimo de Temer e o fortalecimento do Partido na resistência e na construção de saídas para o Brasil.
Já o Presidente da União da Juventude Socialista, José Teixeira Castilho Filho, exortou o conjunto da militância a atender para as pautas de retrocesso contra a juventude que tramitam no Congresso Nacional como a redução da maioridade penal.
Por parte do movimento comunitário, Maria Aparecida Roseno Lira Martins, a Cida do COMAM, também dirigente do Conselho Nacional de Associações de Moradores (CONAM) o momento é lutar pela moradia e impedir os retrocessos nos programas habitacionais.
Reconduzido para a presidência do partido no Tocantins, o médico Nésio Fernandes, entende que o PCdoB deverá somar esforços na construção de uma frente ampla capaz de construir um novo rumo para o Estado, destacando o papel estratégico que terá em 2018 a aliança construída na Capital governada pelo prefeito Carlos Amastha.
Além de eleger a nova direção, o Partido deliberou pela construção de uma chapa própria para a eleição de deputados estaduais, pela unidade em torno de um candidato único do Partido a Deputado Federal e que apresentará nomes para compor as vagas majoritárias da aliança.
Segue a Relação dos novos membros do Comitê Estadual do PCdoB no Tocantins:
-
Alailson Aguiar Ribeiro
-
Amanda Ferreira Teixeira
-
Ana Lucia De Medeiros
-
Ariana Coelho De Oliveira Dias
-
Carlos Elias Benevides De Oliveira
-
Cassius Clay Assunção Fonseca
-
Christina Rosa De Aguiar
-
Claudean Pereira Lima
-
Danilo De Melo Souza
-
Debora Cirqueira Vieira Okabaiashi
-
Denilde Vargas Milhomem Silva
-
Dirceu Ferraz De Oliveira Junior
-
Dorineide Dos Santos Rodrguiges Assunção
-
Edy Cesar Dos Passos Júnior
-
Egildo Da Silva Vasconcelos
-
Eliene Ferreira Da Silva
-
Emival Dalat Filho
-
Evany Rocha Nunes
-
Fábio Renato De Souza Diehl
-
Fellipe Matheus Guimarães Mota
-
Fernanda Pereira Arantes Martins
-
Francisco De Assis Pereira Do Nascimento
-
Francisco Viana Cruz
-
Germana Pires Coriolano
-
Gilcifran Andrade Miranda
-
Hildeclécio Venicius De Souza Pinto
-
Igor Costa Pereira
-
Jeremias Campelo Da Silva
-
Jhoannyo Campos De Carvalho Souza
-
José Leonis De Souza
-
José Teixeira Castilho Filho
-
Juacir De Sousa Ribeiro
-
Lorrayne Caroline Martins
-
Maria Aparecida Roseno Lira Martins
-
Maria Auxiliadora Pinheiro Silva Francisco
-
Maria De Jesus Gomes De Andrade
-
Maria Luiza Gomes Da Silva
-
Mariane Pereira Teixeira
-
Marina Andressa De Sousa
-
Moizaniel De Sousa Silva
-
Nahete De Alcantra Silva Tamba
-
Nesio Fernandes Medeiros Junior
-
Olga Jocenara Carneiro
-
Osvaldo Soares Neto
-
Patrick Das Neves Sousa
-
Sarah Régina Lima Da Silva Modesto
-
Silas Carvalho De Sousa
-
Tiago Dias Cardoso
-
Ulisses Nogueira Vasconcelos
-
Victor Watanabe Coutinho
-
Waldson Pereira Salazar
Fonte: PCdoB-TO