Dia 24 de outubro de 2017 ficou marcado como a data em que a ex-governadora do Pará, Ana Júlia Carepa retornou as fileiras combativas do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no estado.
O ato de filiação e abertura da 17ª Conferência Estadual do partido, contou com as presenças ilustres do governador do Maranhão, Flávio Dino, do vice-presidente nacional do PCdoB, Walter Sorrentino, dos deputados estaduais, Lélio Costa, Iran Lima e o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, Márcio Miranda.
No evento foram exibidos as mensagens de boas vindas da presidenta nacional do PCdoB, deputada Luciana Santos e dos deputados federais Orlando Silva (SP) e Jandira Feghali (RJ). Além da deputada estadual Manuela d’Ávila (RS). Também mandaram mensagens de vídeo, o presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, a presidenta nacional da UNE, Marianna Dias e Carina Vitral, ex-dirigente da entidade estudantil.

Participaram ainda do ato, o presidente estadual da CTB, Cleber Rezende, o advogado Jorge Farias (OAB-PA), Sandra Batista, José Marcos Araújo, Jorge Lucas, Leila Marcia, dentre outros comunistas.

A militância juvenil também esteve presente no ato.
Com informações do PCdoB-Pará