O processo de debates da Conferência Estadual do PCdoB na Bahia foi iniciado neste sábado (21), em Salvador, com contribuições de militantes comunistas de mais de 200 municípios em que o Partido está presente no estado. No primeiro dia do encontro, que dura até domingo (22), as discussões já convergem para a necessidade de se construir, sob a liderança da esquerda, uma frente ampla capaz de apontar novos rumos para o Brasil.
A defesa do PCdoB-BA dialoga com as teses do 14º Congresso Nacional do Partido, marcado para acontecer em novembro, em Brasília (DF). O temário nacional foi apresentado na ocasião por Haroldo Lima, militante histórico e integrante do Comitê Central , após uma análise das consequências da ‘grave e profunda’ crise por qual passa o Brasil.
“Tudo isso [os problemas do País] passa pela criação de uma frente ampla. Uma frente que não é só de esquerda. A esquerda deve dirigir, mas a frente é de todo mundo”, disse o dirigente nacional. Para Haroldo, o esforço primeiro da frente será o de lutar para reestabelecer o pacto democrático, rompido com o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff e a ascensão das forças conservadoras.
Uma vez garantidas as eleições democráticas, o Partido poderá buscar, segundo o entendimento de Haroldo Lima, a liderança da frente em 2018. “Só existe um jeito de acabar com essa desarrumação: devolver ao povo o poder de decisão. Lula tem pleno direito de ser candidato a presidente da República. Não só Lula, mas também o PCdoB tem esse pleno direito”, afirmou o dirigente nacional.
Cenário estadual
Na pauta da Conferência, também está o cenário baiano e, na oportunidade, o PCdoB tem analisado e reafirmado o apoio ao projeto político liderado pelo governador Rui Costa (PT) e que o Partido integra. Na avaliação do presidente estadual, deputado federal Davidson Magalhães, o projeto tem mudado a cara da Bahia, justamente pelo trabalho ‘importantíssimo’ em prol do desenvolvimento do estado.
“Continuamos juntos para que seja dada continuidade a esse projeto na Bahia. Enquanto o Brasil está em crise e passa por dificuldades, na direção de uma quadrilha, através do [Michel] Temer, nós estamos no caminho inverso, no caminho do progresso, dos investimentos, do desenvolvimento econômico e social”, garantiu o presidente do PCdoB-BA.
O vice-governador do estado, João Leão (PP), esteve no ato político da Conferência, que aconteceu na manhã deste sábado. Junto a ele, também estiveram ao lado da militância comunista o ex-prefeito de Itabuna, Jabes Ribeiro (PP), e o dirigente do PT, Martiniano José da Costa, que representou a direção estadual. O governador Rui Costa estará no evento neste domingo, a partir das 10h.
Senado em 2018
O primeiro dia de Conferência do PCdoB-BA também foi marcado pela empolgação da militância em torno da discussão sobre uma possível construção de uma candidatura ao Senado Federal no ano que vem. Um dos nomes cogitados, além do deputado Daniel Almeida e de Isaac Carvalho, ex-prefeito de Juazeiro, é o da líder do Partido na Câmara Federal, Alice Portugal.
Na ocasião, Alice ponderou a necessidade de conquistar, primeiro, a unidade entre os partidos que compõem a base. “Para eu ser candidata, precisaria da anuência do PT, do PP, do PSD. Somente em uma chapa de unidade poderíamos levar essa ideia à frente. Por enquanto, sou pré-candidata à reeleição”, reiterou.
Avaliação positiva
Um levantamento feito pela Secretaria Estadual de Organização do PCdoB revelou que a Conferência já é um sucesso em mobilização. Foram mais de 200 municípios baianos envolvidos, representados por 308 delegados e delegadas presente no evento, além dos inúmeros militantes que, embora não tenham direito a voz e voto, participam das atividades.
“Essa abertura da nossa Conferência mostra a força que o Partido tem, mesmo neste momento de adversidades. Estamos buscando uma saída para o País e estou muito feliz com as contribuições que tem sido dadas ao debate por um coletivo muito expressivo e representativo”, comemorou o deputado federal Daniel Almeida, ex-presidente estadual.
A Conferência Estadual do PCdoB segue neste domingo (22) com mais debates e para a eleição dos integrantes do novo Comitê Estadual.
Fonte: PCdoB Bahia

